terça-feira, 7 de novembro de 2017

Despertador para Deficiente Auditivo - Projeto 8º Bentotec - Feira Cultural e Tecnológica







Recentemente estive visitando a Bentotec, uma Feira Cultural e Tecnológica da Etec Bento Quirino, com novidades tecnológicas e oportunidades de conhecimento a seus visitantes, proporcionando uma integração entre os alunos e empresas diversas. Essa feira, que estava em sua oitava edição, contava com mais de 120 projetos apresentados pelos alunos, e como não poderia deixar de comentar aqui, claro, (a principal razão de eu estar lá com minha família) um destes esforçados alunos era meu filho, Guilherme (cursando o primeiro ano de Eletrotécnica). Seu projeto chamado StarDuino consiste em reproduzir através do microprocessador Arduino a música escolhida e programada, no caso o tema de Star Wars. Um projeto muito legal que eu, como uma autêntica mãe coruja, não parava de registrar em fotos e até hoje, quando alguém vem em casa, peço para ele mostrar o StarDuino. 


Guilherme (à direita) e seu amigo Bruno, com o projeto apresentado.

No segundo dia da Bentotec, fui conhecer outros projetos e eis que um me chamou atenção no mapa de projetos (foto do mapa lá em cima): despertador para deficientes. Não deu outra: corri para o stand 12 e lá encontrei dois alunos (Vinícius Bento e Vinícius Seta) explicando o projeto deles, como tinha sido feito e qual o efeito. O projeto conta com a participação também do aluno Thiago Biazzi. Perguntei a eles se podia escrever aqui no blog, afinal, seria uma boa chance de ajudar a divulgar o trabalho deles e - quem sabe? - alguma empresa se interessa, afinal... não temos despertador para deficiente auditivo no Brasil! O relógio com alarme vibratório que tenho (da Casio) uma amiga querida trouxe dos EUA porque infelizmente não tem para vender aqui!

Abaixo Vinícius Bento explica o projeto feito por eles bem como o objetivo a ser alcançado:

"Desde o início do projeto, a ideia foi criar o produto mais barato possível, para que assim atingisse mais pessoas, ajudando pessoas que não possuem um alto poder de compra. Tornar as pessoas independentes é sempre algo importante, por isso o despertador é de simples manuseio, permitindo que qualquer pessoa possa utilizá-lo de forma fácil, mesmo os idosos, sem precisar de terceiros para ajudá-los.
O despertador utiliza o meio vibratório e o meio luminoso, diferentemente dos despertadores comuns, que funcionam por meio do som, o que além de não funcionarem com surdos, são desconfortáveis. Por meio de pesquisas e por ser natural, percebe-se que a luz do nascer do sol é a mais eficaz para se acordar, em virtude disso foi acrescentado ao aparelho um sistema que representa essa luz, fazendo com que tal progrida de pouco em pouco gerando assim um simulador do nascer do sol.
Dessa forma, o acordar do indivíduo será mais natural e saudável. A vibração é feita por um vibracall posicionado embaixo do travesseiro, envolto em uma almofada, fazendo com que o usuário acorde com mais conforto. O projeto possui um preço baixo em relação aos outros despertadores semelhantes no mercado, além desses não serem produzidos no Brasil e serem de difícil aquisição."

Vinícius Bento e Vinícius Seta.
Muito legal, né? Pude ver e sentir ao vivo o despertador. Realmente é eficiente para acordar qualquer pessoa (sendo deficiente auditivo ou não) do sono mais profundo que seja. Deixo aqui o e-mail do Vinícius Bento, para quaisquer dúvidas e esclarecimentos a respeito do despertador: vi.bento@hotmail.com. Quem puder responder um questionário clicando neste link para ajudar na pesquisa da equipe do projeto, será um grande favor. Se puder, repassar o questionário a outros interessados.

2 comentários:

  1. Que maravilha de projeto! Que genialidade da parte desses meninos. Algo que será de extrema utilidade para nós deficientes auditivos, e como vocês explicam no artigo, será bem vindo para todos, já que a ação do despertar criado por vocês é pra despertar qualquer dorminhoco. (Risos)
    Parabéns aos criadores! E que seja o início de várias criações! Sucessos!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, amigo! Realmente é uma excelente criação por parte dos nossos queridos alunos!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário